05/05/10

Cidadãos pela Laicidade

Petição 'Cidadãos pela Laicidade' entregue a Cavaco Silva protesta contra condições concedidas à visita de Bento XVI
De Fernando Carneiro (LUSA)

Lisboa, 04 mai (Lusa) - "Cidadãos portugueses tencionam entregar nos próximos dias ao Presidente da República, Cavaco Silva, uma petição a manifestar "veemente protesto" pelas condições de que se reveste a viagem a Portugal do papa Bento XVI.

Os subscritores da petição "Cidadãos pela Laicidade" alegam que, embora o Estado português mantenha relações diplomáticas com o Vaticano, o Presidente Cavaco Silva, ao receber Joseph Ratzinger com honras de Chefe de Estado e simultaneamente como dirigente religioso, "fomenta a confusão entre a legítima existência de uma comunidade religiosa organizada e o discutível reconhecimento oficial a essa confissão religiosa de prerrogativas estatais".

"Importa ter presente que o Vaticano é um regime teocrático arcaico que visa a defesa, propaganda e extensão dos privilégios temporais de uma religião e que não reúne os requisitos habituais de população própria e território para ser reconhecido como um Estado", dizem os subscritores do documento."


Acresce a isto que as despesas logísticas empreendidas nesta vinda são deproporcionalmente avultadas para a "crise" tão propangueada, quando conveniente ao sistema, claro. De resto, os milhões que se perdem com as anunciadas tolerâncias de ponto, serão sempre cobrados posteriormente aos mesmos, como se sabe...
São honras jamais extensíveis a outro chefe de estado ou líder religioso (quem se lembra , por exemplo, da vinda do Dalai Lama a Portugal?!).
Portugal tem de se assumir como um estado laico, imune a qualquer influência ou controlo religioso!

7 comentários:

Fernando Samuel disse...

Para o Cavaco tudo isso não passa de ninharias...

Um beijo.

Indelicado disse...

Sou contra.

svasconcelos disse...

Fernando Samuel: o cavaco é "massa cinzenta" muito torpe e apagada...
Um beijo

Indelicado: Contra quê? A vinda do papa,nestas circunstâncias, ou contra a petição para a laicidade dos cidadão (e do estado)?
:)

Indelicado disse...

Contra o facto de não haver liberdade de expressão neste espaço. (é a brincar).

Mar Arável disse...

Somos um país rico

em desperdicios

Nelson Ricardo disse...

É todo um conjunto de mordomias a juntar-se ao bailarico dos media em redor desta visita que demonstram uma posição pouco democrática, discriminatória e politicamente enviesada.

svasconcelos disse...

Indelicado: sorte a tua :P
:))

Mar Arável: e este, é um enorme desperdício, sem dúvida! bjs

Nelson Ricardo: ...e irresponsavelmente onerosa. bjs