10/01/10

Prevenção e primeiros socorros a animais I

Por vezes ligam-me ( e bem) a inquirir sobre os cuidados básicos a aplicar aos animais e, não mais raras vezes, sobre situações de emergência que os afectam.

Reservei então um cantinho neste blogue para umas anotações sumárias sobre cuidados elementares e medidas a empregar em momentos em que a sua vida e bem-estar possam perigar. Ressalvo, e isto é muito importante!, que, não obstante eu ser uma profissional de saúde animal, o que aqui se registar NÃO substitui a ida a um Médico Veterinário. Estes posts têm um carácter meramente informativo e orientativo.
A bem dos animais... e dos donos também. :)


GATA PRENHE

A primeira situação desta "série", e já ilustrado pela foto, é sobre a gestação da gata ou mais concretamente sobre dúvidas decorrentes deste período.
É de reter que a gestação de uma gata, não particularizando variações individuais, oscila entre os 56 e 71 dias, ponderando-se a média em 65 dias. Os gatinhos que nascem antes deste período tendem a nascer mortos e os que nascem após os 58 dias podem nascer com um tamanho maior que o normal, podendo causar problemas no parto.

Como saber se a gata está prenhe?
- A fêmea não retorna ao cio após o acasalamento. Se não engravidar, poderá voltar daí a poucas semanas
-Mamilos avermelhados por volta das 3 semanas de gravidez
-Aumento progressivo do peso
-Abdómen inchado (nota: não apalpar o abdómen para sentir os gatinhos, correndo o risco de os lesionar)
-Alteração de comportamento, tornam-se mais... dóceis, mais "maternais"

O que fazer neste período:
- A gata deve ser vacinada antes de ficar gestante
- Deve ser desparasitada (muito importante)
- O alimento dado ao animal deve ser rico nutricionalmente, com bom aporte vitamínico e mineral. Deve ser dado à discrição.
- Se se aperceber que o animal sofre de obstipação (prisão de ventre), muito comum no termo da gestação, pode adicionar-se ao alimento um bocadinho de azeite
-Preparar um ninho para o parto, num lugar abrigado, protegido e calmo (embora saibamos que nesta matéria são elas que escolhem o melhor sítio para as suas crias)
-Evitar que a gata se afaste de casa nas últimas semanas de gestação para , sobretudo, poder acudi-la em qualquer situação de emergência

Como prever a data do parto?
- Para prever esta data, contar 9 semanas a partir da data de acasalamento ou 6 semanas a partir do "aververmelhamento" dos mamilos

Consultar o veterinário se:
O trabalho de parto não começar ou não houver quaisquer sinais do mesmo na data prevista .

Sem comentários: