08/03/11

Dia da MULHER, sim! (todos os dias)

Todos os anos a mesma discussão de café: que não faz sentido o dia da mulher, que já não se justifica e outros argumentos fastidiosos que depressa me ensombram o sorriso e me conduzem teimosa e convictamente ao mesmo: faz sentido, sim!, que haja um dia que, colectivamente, todos se mobilizem para a reflexão desta problemática. E vinco assim mesmo: problemática!, de solução distante, difícil, morosa, enredada de retrocessos e quezílias absurdas de sexos.
Repetirei em cada dia que viver que esta é uma luta necessária! A luta pela igualdade de direitos dos géneros, seja em que circunstância for, laboral, social, política, intelectual, humanitária, salarial...
O meu protesto estende-se a todo e qualquer mau-trato, seja ele visível e dimensionado socialmente e com repercussões jurídicas, ou velado, por situações ainda não puníveis por lei pela dificuldade ou impossibilidade de demonstração, como os abusos verbais e comportamentais, a humilhação, o destrato, o abandono, a deslealdade, a desconsideração (não raras vezes por "companheiros")... e meramente porque se é MULHER!

Reitero outra vez (sempre!) o meu tributo e gratidão:
- às mulheres que morreram queimadas em Nova Iorque por lutarem pelo justo lema "igual trabalho, igual salário". Eram usadas como fonte de produção e com salário inferior só porque eram mulheres. Volvidos mais de cem anos essa discrepância continua a ser factual ...
- às sufragistas, perseguidas e torturadas, por reivindicarem o direito à participação activa da mulher na sociedade, pela expressão dignificante de cidadania, que é o voto.
- às mulheres de São Petersburgo pela luta estóica que travaram - imagine-se porquê! - para resgatar o "pão e a paz".
- às três marias, em Portugal, pela sua obra feminista, pela sua determinação, pela sua persistência na luta para atribuição de dignidade a esta condição (de que me honro, confesso) de se ser Mulher.
- e a tantas outras anónimas que fazem do combate às mutilações genitais, à prostituição, ao esclavagismo sexual ou laboral, à pedofilia, à violência doméstica, à misoginia, ao abandono geriátrico, ao assédio sexual, aos assassínios em nome da cultura ou religião, e tantos outros maus-tratos a mulheres, a sua causa de vida, com sacrifícios inimagináveis, que incluem a própria vida !

A luta continua! Pela igualdade entre os Homens! Por um colectivo mais justo!

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

É isso: a luta continua - pela igualdade de direitos.

Um beijo.

samuel disse...

Pela conquista da verdadeira liberdade... que virá, se a buscarmos activamente.

Abreijos.

Armando Sena disse...

Viva a mulher, claro. Que seriam os homens sem elas?

svasconcelos disse...

Fernando Samuel: Todas as lutas! Pela igualdade e liberdade dos Homens.:) Um beijo,

Samuel: é uma luta morosa, com recuos de permeio, mas é uma causa para se vencer a todo o custo.:) Um beijo,

Armando: Pois, e tu tens a casa cheia delas.:)) Que seria da humanidade sem os bons Homens?! Um beijo,