14/03/11

Eu tinha tudo!

Eu tinha tudo: umas mãos pequenas e às vezes uma sombra
no olhar. Era meu aquele ar velhamente abandonado nas ca-
sas mais baixas, baixando-se mais, abandonando-se. Eu ti-
ve tudo o que teve esse tempo: o verde sepultado no olhar, o
gesto de recolher prata em minha boca, um peixe que nada-
va nas minhas lágrimas até ao caule da chuva, um cansaço in-
findo e vermelho, uma enorme raiz onde as folhas da minha
pele iam buscar semanas, meses, para alimentar as fracções
de segundo do meu corpo.
Eu tinha tudo: a ternura que, como um copo, nunca se gasta-
va. O coração extenuado pela água, a face polida pelo amor.
Quantas vezes agarrei o som que rompia as cerejas? Quantos
dias curei as feridas do rosto de uma nuvem? Eu tinha tudo o
que a chuva me deu e me deu o sol. Conhecia as nascentes
das amoras e do vento. Era aí que eu semeava a lua, cobrindo-
-a de ervas. Quando voltava para a ver ela tinha crescido e já
aparecia atrás dos troncos escuros saídos do chão, parecen-
do uma moeda branca meio introduzida no mealheiro da ter-
ra. Aos poucos fui desgastando os olhos e a memória. Um dia
descobri que já não possuía coisa alguma e vi que as pessoas
corriam assustadas, como se acabassem de roubar-me tudo.

Joaquim Pessoa

6 comentários:

Maria disse...

É muito belo este poema (antigo) do Joaquim Pessoa!
Aliás, tudo o que ele escreve é belo...

Beijinho, Camarada!

Fernando Samuel disse...

Muito bom!

Um beijo.

Mar Arável disse...

Dia 19 lá estaremos

Armando Sena disse...

Que belo texto. Mais um.

Maria Marluce disse...

Bela escolha. Esse poema é lindo como teu espaço.

svasconcelos disse...

Maria: faço das tuas palavras minhas: tudo o que ele escreve é belo.:)) Um beijo

Fernando samuel: é, não é ?:)) Um beijo

Mar Arável: foi uma grande manifestação, grande mesmo!, apesar do silêncio conivente dos média nos últimos dias.Um beijo,

Armando Sena: e eu sempre a promter que te vou oferecer-te um livro do Joaquim Pessoa. Ai, se vou!:))Mereces, e quanto... Um beijo,

Maria Marluce: É lindo, sim. Obrigada pela sua visita. Bem-vinda.:))