16/09/10

Amizade improvável


Este vídeo ilustra uma amizade improvável entre um Pitt Bull e um gato. Assiste-se a momentos de ternura entre os dois, e à bonomia paciente do cão.
A este propósito, o da perigosidade de determinadas raças de cães, é de referir que são fundamentadas em apuramentos e legados genéticos inerentes às mesmas, e este factor determinante não pode ser descurado, é verdade.
Porém, o comportamento (e o temperamento) são também determinados por outros componentes equacionais, como o é a influência ambiental ou do meio circundante. Isto traduz-se (e muito!), por exemplo, pelo factor EDUCAÇÃO ( e eu acrescento, aliado a muito , muito AFECTO nosso). Afinal é o Homem que os incita a comportamentos agressivos, quando por exemplo os instrui em lutas entre pares, ou mesmo os treina para predar e matar.

Posto isto, é mais que possível convivermos harmoniosa e pacificamente com estas raças, e estes animais, não raras vezes, são dotados de uma docilidade extrema para connosco e até para "inimigos e rivais naturais".

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

É mais do que possível convivermos harmoniosa e pacificamente... entre nós...

Um beijo.

svasconcelos disse...

Fernando Samuel: concordo, em pleno, contigo. Também acho que mais do que possível, e estes seres de 4 patas, dão-nos o exemplo.
Um beijo,