07/02/10

Prevenção e primeiros socorros a animais VI


GATO FERIDO

Por nos depararmos tantas vezes com um animal ferido na rua ou porque o nosso bichano também, não raras vezes, nos chega a casa com ferimentos preocupantes, deixo aqui umas dicas:

- Como se aproximar de um gato ferido ?

A aproximação a um gato (ou qualquer outro animal) ferido deve ser feita com cuidado, pois o facto de estar em sofrimento e, não raras vezes, assustado pode desencadear nele reacções de defesa que podem levá-lo a morder-nos ou a arranhar-nos.

1º Deve ver-se se o animal está consciente ou inconsciente. Caso esteja inconsciente , mas respire, deve-se deitá-lo sobre o seu lado direito, com a cabeça inclinada para trás e ligeiramente mais elevada em relação ao corpo. Deve cobrir-se o animal para manter a sua temperatura corporal. Se o animal não respira deve tentar-se a reanimação boca- nariz (a sério!) e levá-lo de imediato ao veterinário.

2º Deve ver-se se o animal está a sangrar ou se há sangue no chão. Para estancar uma hemorragia externa deve fazer-se pressão directamente no local da ferida ou colocar um pano com gelo no ferimento. Pode também atar-se uma ligadura no local, com força. Se a hemorragia não estancar levar de imediato o animal ao veterinário, tentando manter o gato o mais imóvel possível.

3º Verificar se há ferimentos, como queimaduras, golpes, perfurações, contusões ou ossos partidos. Como primeiro socorro e caso se trate de um ferimento superficial, pode limpar-se a ferida com água ou água oxigenada. Quando a ferida estiver limpa, deve-se secá-la e aplicar uma pomada ou pó antibiótico. Cobrir a ferida com uma ligadura é boa ideia na medida em que os bichanos tendem a lambê-las o que prejudica a cicatrização.

4º Ver a respiração do animal, se é normal, difícil (rápida ou curta) ou inexistente. Para se proceder à sua reanimação em caso de o animal não respirar: deitar o animal sobre o lado direito e inclinar-lhe a cabeça para trás, mantendo-lhe a boca fechada. Coloca-se uma compressa sobre o nariz do animal (por uma questão de higiene) e empurra-se-lhe ar para dentro algumas (poucas) vezes, tendo em conta que têm uma pequena capacidade pulmonar (20 a 30 respirações por minuto).

5º Se o animal estiver em estado de choque, prostrado, com pulsação fraca, gengivas descoradas, respiração rápida, corpo frio..., deve procurar-se mantê-lo quente, cobrindo-o e levar o animal, de imediato, ao médico.

- Como tranquilizá-lo se estiver agressivo?

É fácil verificar se um gato está agressivo atentando aos seguintes sinais: sopra de boca aberta, arreganha os dentes, espeta as orelhas para trás, mostra as pupilas dilatadas, eriça o pêlo ou abana furiosamente toda a cauda.

A abordagem a um animal ferido deve ser calma. Deve-se falar com ele de modo suave e quase sibilino. Se ele não reagir mal, devemos afagá-lo na parte de trás da cabeça e "coçar-lhe" as orelhas com suavidade.
Se ele estiver imóvel, ver se a posição em que se encontra é confortável e segura, deitando-o sobre o lado direito, como já foi referido. esta posição facilita a circulação de ar nos pulmões, impede que a língua se retraia e provoque asfixia, permite também visualizar melhor a respiração e pulsação do bichano.
Se parecer que o animal está frio, envolvê-lo com um cobertor é aconselhável. pelo contrário, se parecer muito quente ou ofegante, pode recorrer-se a uma ventoinha para o refrescar.

- Que se deve verificar num animal ferido?

. As gengivas: se estiverem brancas o animal pode estar em estado de choque ou ter alguma hemorragia interna. Deve-se levá-lo logo ao veterinário.

. Passar a mão pelo corpo do gato para ver se há alguma ferida, inchaço ou se tem alguma dor. Deve averiguar-se os membros, se doem, se estão inchados, se algum está desengonçado... é importante descartar uma fractura do membro ou uma deslocação articular, por exemplo.

. Por o gato de pé, para ver se consegue andar sobre as 4 patas ou só apenas sobre 3 , por exemplo... se tremer, recusar-se a mexer, miar com sofrimento ou respirar com esforço, levá-lo ao veterinário, coberto num cobertor por causa do choque.

Como nota final, é de referir o modo adequado de segurar um gato. De um modo geral, se se segurar este animal pela pele do pescoço com uma das mãos (como as mães fazem aos gatinhos com a boca) consegue-se imobilizá-lo com segurança, enquanto a outra mão rodeia-lhe o peito e os ombros. Se não se conseguir, o melhor é envolvê-lo num cobertor ou num toalhão , deixando apenas exposta a zona do corpo que seja necessário tratar.

2 comentários:

Mar Arável disse...

Que "inveja"

Bjs

svasconcelos disse...

Mar Arável: lol pois... :)
bjs,