03/06/10

NOVOS MEDOS

Frase, de um grande homem, retirada de um post do Cravo de Abril, certeira, ao enunciar (e denunciar) os novos medos do nosso tempo:

«Hoje já não há medo da PIDE, da censura, das perseguições políticas (à velha maneira...), mas em contrapartida criaram-se outros medos também inimigos da liberdade: medo do desemprego, medo de não ter condições para uma velhice feliz, medo de não conseguir educar os filhos, medo de não ter acesso à saúde, todos estes medos continuam a existir, e todos eles têm de ser combatidos em nome de uma liberdade que o País conquistou com o 25 de Abril».

Almirante Rosa Coutinho

4 comentários:

O Puma disse...

Um homem bom e solidário

com as melhores causas do 25 de Abril

César Ramos disse...

Principalmente, nunca ter medo dos medos!
É o que eles querem!
Porque a 'arte' de governar(?!) está em manter a população em permanente sobressalto!

Durante um tempo ainda se apelou por aí para a auto-estima, mas agora não!
É cilindrar a toda a hora com toda uma intoxicação de que está o "mundo a acabar" não tarda!

Nos media em geral, não há nada que corra bem!...
O interesse está na desmoralização das massas, ou então... mobilizar na toxicidade futebulóide!

O antigo método do panfleto está a fazer falta, e se resultou contra monstros maiores, tem de resultar contra estes 'tigres de papel'!

O Zeca cantou que o que é preciso é avisar a malta! E não vejo ninguém a avisar seja quem for...

Vejo tudo a olhar para o umbigo, e nenhuma unicidade entre trabalhadores! Cada um que se desenrasque...!

Nos cafés provoco conversas sobre diversas temáticas mas, o vozeirão do Canal Sport TV, ou outras discussões sempre ligadas ao mesmo de sempre, abafam-me as intenções ou, quando por algum respeito me ouvem, bocejam, olham para as horas, ou vão lá para fora fumar um cigarro!

Temo que tenham de bater mesmo no fundo dos fundos, para acordarem e, depois..., precisarem de mais Rosas Coutinhos e outros camaradas, para os livrarem do monstro a que estão a abrir o portal!

Abraços

César

Fernando Samuel disse...

25 de Abril Sempre!

Um beijo.

svasconcelos disse...

Puma: ...fazem tanta falta os Homens com ALMA de ABRIL. beijo

César Ramos: se pensarmos que o mais importante é dignificar a nossa existência (passagem...) por cá, lutando e protestando para que o mundo melhore (mesmo que não por nós, mas pelos filhos, pelos filhos dos filhos...), talvez os medos diminuam... medo de quê, afinal? Somos todos iguais!Os "poderosos" só o são porque nos resignamos à sua existência, ou porque os elegeram, ou porque nos sacrificamos laboralmente para que beneficiem dos lucros que insultam os nossos salários...
E é verdade, as conversas são em surdina, nos cafés, ou então nem o são. É preferivel a "fuga para a frente", como designa a psicologia, e é mais fácil deixar-se levar pela televisão e outros média ao alcance, autênticos hipnotizadores e formatadores de mentes e conceitos...
Fazem falta Rosas Coutinhos, sim!! E Álvaros e Franciscos e Vascos e cada um dos anónimos que almeja um mundo mais justo!
Um abraço!
E , concordo, reavivem-se os panfletos!!

Fernando Samuel: .. é urgente não o deixar cair em esquecimento!! Nos tempos que correm, assassinam-no lentamente, há que insurgir-se para o preservar! Um beijo,