03/10/10

Dia do animal














Isto de existirem dias para tudo, por vezes causa-me alguma celeuma, confesso... mas depois penso nas minorias, em seres incapazes de se defender, em causas que urge não silenciar, e a existência de um dia capaz de assinalar e relembrar as lutas pelas quais somos (todos!)responsáveis, e não me parece assim tão descabido ou inútil... sobretudo quando fazem eco nas massas ou quando, ano após ano, o esforço de sensibilização se reverte em melhorias progressivas.
Hoje, são muitas as iniciativas com o intuito de enternecer a população para a adopção de animais, mas sobretudo alertá-los para a crueldade do abandono e maus-tratos. Hoje em especial, porque estas campanhas têm, felizmente, carácter permanente e regular ao longo do ano. São muitos os humanos que contrapõem outros semelhantes, nesta luta de defesa pela dignidade dos animais e que, por vezes sem meios ou apoios institucionais, evitam que imagens como as expostas propaguem a realidade denunciada.
Falta ainda muito por conseguir, sobretudo ao nível legal, e neste domínio é necessário, por exemplo, que se agravem as penas sobre quem causar danos, seja de que natureza for, aos animais. Nestes incluem-se a exploração de animais de circo (certa vez fiz uma necrópsia a uma leoa de 24 anos, com evidência de sobrecarga de trabalho, tal era o estado de emaciação do animal, infestação maciça de parasitas , etc), as touradas (não se alegue falaciosamente a tradição, que eu não quereria ver nem os defensores das touradas a serem sacrificados em arenas com leões famintos, como outrora...), ou a crueldade física deliberada: conseguem imaginar um animal a chegar-vos ao consultório queimado em mais de 50% do corpo, depois de o regarem com gasolina?; ou um animal deixado à fome e à sede durante dias, porque os donos foram de férias e o negligenciaram?; ou outro atirado para a estrada via janela de um carro em andamento?...

São inúmeras as histórias de horror que poderia relatar, mas vou conter-me porque para hoje reservo a mensagem futurista de Da Vinci:

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"



E esta imagem (linda!) será, de facto, realidade:




3 comentários:

Armando Sena disse...

Dia de todos nós, então. Dos bichos e das bestas...

Fernando Samuel disse...

Esta coisa de haver dias para tudo... tem dias: uns são bons, outros nem por isso... o dia do animal é bom.
Um beijo.

Dog Walker Josue. disse...

de tanto minha mulher brigar comigo e me chingar de "seu cachorro, seu cachorro" acho que peguei espirito de cahorro mesmo.. é so ver uma foto de cao numa corrente, ou sendo maltratado, ja nao consigo evitar as lagrimas, pois parece que estao maltratando meu filho ....sei que isso é um absurdo mas... veja meu blog...
www.dogwalkersbr.blogspot.com