13/01/11

" O analfabeto político"



Pelos corredores dos cafés debate-te a futilidade, que um povo, convenientemente iletrado, toma como o sustentáculo da sua existência, absorvendo para si problemas que lhe são estranhos.
Homicídios recentes, males (ou bens) alheios dos mediáticos do palco cor-de -rosa e outras expressões pobres de consciência social e humana, sentam-se à mesa impondo o domínio nas contendas, e relegam para mais tarde as discussões urgentes e eminentes de debate numa sociedade que definha a cada dia pela mão de um bando de mercenários que nos governam (e desgovernam) :

Centenas de trabalhadores em eminência de serem despedidos nos próximos tempos;
A saúde está em vias de se tornar um negócio ;
A educação, desde que se impuseram as propinas, é-o cada vez mais;
Centenas de casas entregues à banca por impossibilidade real de pagamento;
Um número não oficial de crianças que só se alimenta porque (ainda) vai à escola;
A iletracia, que deve muito à irresponsável política vigente, é emergente , e alarmante;
O custo de vida cada vez mais incomportável para tantas famílias, reformados, desempregados, etc... ;
Aumentos escabrosos de bens essenciais e outros difíceis de suplantar e substituir no contexto social e laboral em vigor;
Políticas despesistas que escancaram alguns jornais no auge da crise (desde a trapalhada dos carros blindados a promoções amiguistas que anteciparam os cortes salariais, etc);
Uma maioria de candidatos promotores de uma campanha pobre de ideias (e de ideais!) e sem a afirmação de um programa de campanha claro e coerente...
E tantos outros atentados a que somos continuamente sujeitos por esta cáfila governante!,
...mas... à mesa dos cafés, o Mourinho, o Ronaldo, e outras "vedetas" da praça colorida do meu país, banem as conversas de relevância cívica e social e confinam-nas a ninharias pelas quais o nosso mundo nem sequer "pula e avança".:(
Lembro-me sempre de Brecht:
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. "

4 comentários:

Armando Sena disse...

Olá Síliva, grande texto e visão oportuna de um povo deprimido. Pior que as conversas sobre os ídolos Ronaldo e Mourinho é uma campanha eleitoral miserável e que bem se dispensava.
beijo

Fernando Samuel disse...

E lembras-te bem: na verdade , Brecht é tão actual que parece estar a escrever sobre o nosso dia-a-dia...

Um beijo.

O Puma disse...

Eles não sabem nem sonham

svasconcelos disse...

Armando: deprimido, tens razão.:( Mas não vencido! Esta campanha não será lembrada por muita dignidade, não senhor... mas, e não é defesa de dama nenhuma, há um que faz a diferença: pelo discurso coerente com a sua raiz ideológica e por um programa, verdadeiramente de esquerda,consonante com a mesma. Não se fecha em copas e em silêncios perante as perguntas menos cómodas, não vira a casaca consoante a conveniência eleitoral, não faz da campanha um circo e não é um demagogo.
Um beijo,

Fernando Samuel: penso que é por ser tão actual que nos lembramos tanto de o citar:) Um beijo,

Puma: sabemos nós. Sonhamos, também por eles... é assim, não é?
:(
Um beijo,